O prelúdio não será desenvolvido pelos Rocksteady Studios,responsáveis por Arkham Ayslum e Arkham City,ficando a cargo da Warner Bros,Montreal.Espera-se que a jogabilidade e as mecânicas,muito elogiados na série,sejam preservadas no novo título.
Na história,oito assassinos invadem Gotham ás vésperas do natal para matar o Batman.O jogo terá um mundo aberto e explorável da ruas de Gotham,que não incluirá o Asilo Arkham do preimeiro game.Versões para Nintendo 3DS e PS Vita de Batman:Arkham Origins tembém serão desenvolvidas.
Novos equipamentos também entraram em cena no Batman:Arkham Origins.Odestaque é a arma que possibilita lançar um cabo de aço teleguiado.Com ele,o jogador pode criar um tipo de corda bamba e atravessar salas por cima dos inimigos sem ser percebido.O mesmo cabo de aço pode ser lançado nos próprios bandidos e já deixá-los inconsciente com facilidade.
A resposta do sistema de luta está bem mais fluida e novos golpes entram em cena.Com violência do herói em destaque,até para reforçar a história do jogo e a falta de experiência de Batman,os golpes são mais rústicos e podemos ver ataques como telefones e uma manobra que lembrou muito um armlock voador.
Veja o trailer do jogo :