Páginas

Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Thief

"Thief: The Game",confirmado por enquanto para PC, Playstation 4 e Xbox One,marca o fim de um hiato de dez anos da série que introduziu um jeito diferente de jogar games de ação em 1ª pessoa: na pele do ladrão Garrett,era fundamental utilizar as sombras,buscar esconderijos e,com movimentos furtivos e silenciosos - o chamado "stealth"-,entrar e sair dos lugares sem ser notado.

As novidades começam  pelos sensos de escala e liberdade,apoiados numa fascinante The City,que em certos aspectos lembra a Dunwall, de "Dishonored".As ruas são lugares nada amistosos,com cadáveres á mostra,execuções e tortura públicas,moradores de ruas doentes e uma guarda truculenta.

Para a Eidos Montreal,se o jogador se apaixonar pela historia certamente vai querer jogar "Thief" até o final.Não que se saiba muito sobre o enredo:a maior motivação de Garrett ainda é roubar objetos de estima dos ricaços de The City,mas o anti-herói se verá envolvido,contra sua vontade,em uma trama que envolve um líder carismático e uma revolução.

Mais um sinal dos tempos modernos,"Thief" oferece uma série de questões secundárias para o jogador se distrair antes ou depois de jogar uma das missões principais.Na verdade,entre uma fase e outra Garrett pode circular livremente por The City em busca dessas questões secundárias.

INFILTRAR,ROUBAR,FUGIR.

"Vamos explorar bastante os contrastes entre luz e sombra,que sempre foi típico da série,e entre ricos e pobres na cidade",explica Roy.É possível notar essa pegada logo no início do jogo,quando Garrett deve invadir a House of Blossoms, uma "casa de diversões noturnas",por assim dizer.A despeito da miséria humana que domina The City,dentro do  estabelecimento figuram políticos notáveis da cidade,repletos de joias e itens de valor que Garrett logo terá nas mãos.

Portanto,com munição e Focus escassos,"Thief" é sobretudo um jogo de observação,para aprender a rota dos guardas,entender que alternativas os cenários oferecem e por aí vai.

Um efeito de blur("borrão")ao redor da tela sinaliza o quão Garrett está escondido e,portanto,invisível aos olhos do inimigo.O personagem é capaz de executar movimentos chamados  de "takedowns",pulando sobre um adversário desavisado - a câmera muda o ângulo de visão para 3ª pessoa e mostra a cena em detalhes.

Roy destaca que se trata de um jogo de múltiplas possibilidades.E dá o exemplo prático na fuga da House of Blossoms,quando Garrett é inevitavelmente descoberto:ele poderia tentar enfrentar os inimigos("não faça isso"),procurar caminhos alternativos para passar despercebido ou,porque não,coloca ópio no sistema da calefação do local e dar a todos bons momentos de sono.

Veja o trailer do jogo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário